Na retomada da saga criada por George Lucas, JJ Abrams tuitou recentemente a seguinte imagem:
“Por que de repente eu tenho essa necessidade desesperada de possuir um relógio?”
O que gerou um levante de discussões e comentários atravessados pela comunidade nerd. Pois o produtor não detalhou nada mais sobre.
Seria um mega-spoiler? Um desabafo? Uma crítica ao consumismo moderno e as imposições de “Impérios”?
Ou seria apenas uma posição que ele pretendeu assumir indicando de que respeitará o legado e a estética clássica da primeira trilogia?
Afinal, na imagem podemos ver reflexos que lembram as iluminações internas das naves, principalmente de paredões da Estrela da Morte.
A ideia de vincular o nome da Apple pode enfatizar isso, afinal, a gigante da Inovação tem como espírito a meticulosidade do Design Perfeito.
Porém, desde “Uma Nova Esperança”, os Cavaleiros Jedi’s não utilizavam relógios ou óculos inteligentes.
Salvo uma cena que me lembro, no Episódio I “A Ameaça Fantasma” em que utilizam algum aparelho ou bocal para respirar embaixo d’água quando aceitam um convite de Jar Jar Binks.
Além das habilidades possibilitadas pela Força, o Sabre de Luz seria a única ferramenta artificial a auxiliar nos combates.
De qualquer forma, o produtor deve estar sentindo o peso da responsabilidade, diante de tantos olhares exigentes e de mudanças nos hábitos que convergem e divergem com os lançamentos de grandes “inovações” (a venda de relógios não havia caído porque muitos preferiam ver as horas pelo celular?).
Mas take it easy Mr. Abrams, todo bom fã sabe que a epígrafe começa com “Há muito tempo atrás…”
Ma’a salama!